Skip to content Skip to footer

Psicoterapia: O essencial pode ser visível aos olhos

Assim a flecha ultrapassa a corda,
para ser no vôo mais do que ela mesma.
Pois em parte alguma se detém. 
“Rainer Maria Rilke”

 

A origem da palavra Psicoterapia, vem do Grego: Psykhé, alma ou mente mais a junção Therapeia, ato de curar, fazer tratamento, tomar conta de, aquele que atende alguém, ser servidor. Neste sentido, podemos entender que Psicoterapia, vai além de um  tratamento, pois como se trata a vida? Podemos dizer que é um trabalho de autoconhecimento, independente da questão que levou a pessoa procurar um Psicoterapeuta. Da mesma maneira que não sabemos, o quanto sabemos e também que não acessamos percentuais altos de nossas atividades cerebrais, o autoconhecimento, aos poucos potencializa recursos internos, Com isso, quanto mais se conhece,  maior é a  resiliência, haverá menos sofrimentos, depressões e ansiedades, pelo simples fato de desvelarmos recursos que até então estavam sob o domínio de hábitos, padrões mentais ou vícios de comportamentos. A medida que descobrimos recursos internos, potencializamos a percepção e junto a ela, nossa capacidade de escolher. 
Toda experiência que temos, independente de trazer emoções positivas ou negativas, tendem a nos enriquecer com aprendizados que poderiam transformar nossas vidas, porém em função do formato dos pensamentos, comportamentos e atitudes, fazemos o oposto, sofremos, lamentamos, ofendemos, deprimimos, acusamos, nos frustramos, etc. Sofrer dá ibope, temos seguidores que também navegam no mesmo barco da dor. Neste momento, esquecemos que alegria também dá ibope. Enquanto vivemos intensamente uma emoção negativa, excluímos o espaço da aprendizagem.
Todos os cantos do ser, estão ocupados.  A Psicoterapia, cuida, acolhe a dor, instiga com perguntas cirúrgicas, provoca reflexões profundas, faz relaxar, apaziguar e transformar. Da mesma maneira que o jardineiro cuida de todo  plantio de suas flores, o psicoterapeuta, acompanha e cuida de todo o processo interno da alma do ser. A melhor maneira de cuidar da depressão, ansiedade, fobias ou pânicos, é criar condições para que as pessoas sintam o tempo, a saúde e o amor.
Quando nossas escolhas e crenças se baseiam no otimismo e insistência, esta energia cria possibilidades para ir além do que se vê, e dá luz aos caminhos, passos, pessoas, coisas e experiências. Vemos o mundo com possibilidades e oportunidades, aliás a palavra SORTE,  significa: Capacidade + Oportunidade, verdadeiro sentido do poder alquímico da transformação. Sofrer também é escolher, por isso o pessimista culpa os outros ou a si  por tudo que ele é  e por tudo que ele tem.  Culpa Deus, por sofrer e chama seu destino de sina. Por outro lado, promete mas não cumpre, diz que fará um plano milagroso de dietas e atividades físicas, pagando academia por 06 meses, mas só vai na 1ª aula e olhe lá. Sempre se desculpa pelo seu fracasso, através de uma soma significativa de porquês e sabotagens, por isso cria condições para sentir emoções pesadas, depressivas, ansiosas ou vazias. Desiste da vida. Quando digo ‘desistir da vida’, não necessariamente falo sobre o suicídio, mas o ‘se deixar morrer’, matar a força, alegria, coragem e a autoconfiança. Com isso, dependendo das experiências que algumas pessoas passam, ou do significado que deram as mesmas vivências, podem atuar como reféns do passado, e com isso não percebe a existência de um  cativeiro emocional.
Muitas pessoas pedem ajuda, quando não aguentam mais, acreditando que o psicoterapeuta irá tirar dela tudo o que sente num passe de magica. Pode até ser que isto ocorra, mas em 99% isto não ocorre, porque não basta cuidar do tronco de uma árvore, mas sim da sua raíz e todo o enraizamento, caso contrário, apenas mascaramos a situação. Olhar, escutar, sentir, intuir, exercitar profundamente, no caso Psicoterapeuta e cliente, leva tempo. Por falar nisto, a maioria das pessoas que procuram Psicoterapia, estão em conflito com o tempo, embora não saibam disto.   A Psicoterapia não causa dependência, mas sim, velhos hábitos, frases prontas, orgulho e arrogância.
A Psicoterapia é um processo que visa a transformação interior, com isso amplia as possibilidades existenciais, isto jamais pode ser chamado de dependência. A Psicoterapia não aconselha e sim acompanha e facilita os caminhos para a autodescoberta, com recursos, exercícios apropriados, além da escuta diferenciada. Conselho o amigo dá gratuitamente. Esta mesma confusão que existe ao conceituar a Psicoterapia, fazem também em relação ao Coaching, confundindo com o ato de aconselhar, pois não se treina atitude, baseada na experiência do treinador. Toda experiência é do indivíduo, caso contrário, perdemos a autenticidade.  O Psicoterapeuta é um facilitador do processo psicoterápico, mas a desconstrução, construção e novas atitudes é da escolha da pessoa que procura o trabalho. É desta maneira que o aprendizado em Psicoterapia é para sempre. O Conselho tem vida curta, porque não é nosso.  Nossas experiências são exclusivas e únicas. Nossos pais, pessoas que conhecemos, fazem parte das nossas experiências e não das experiências dos outros.
Temos que tomar cuidado com os milagres da Psicoterapia de cura imediata, pois deixa de ser Psicoterapia ou trabalho interno. Quando estudamos para uma profissão, fazemos outros cursos, lemos muitos livros. Tudo isso é enriquecedor, porque nos dá o conhecimento, porém é necessário experimentar, fazer acontecer, isto nos dá sabedoria. Com o autoconhecimento é a mesma coisa, não basta saber como é o seu funcionamento, porque faz o que faz ou quando surgiu determinada emoção, ter mil teorias sobre si mesmo. Alias, teoria em grego, significa: Um ser em contemplação. É essencial, experimentar, sofrer, chorar, rir, saborear, gritar, perceber e transformar. Isto também é sabedoria. 

How beautiful could a being be “Moreno Veloso”

Quão bonito pode um ser, ser

 

 

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?